Confira os vídeos da série

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

INUTREALIDADE – Teatro aos que tem fome

Sobre o movo livro de nosso dramaturgo Marcelo Dias Costa

por Jessé Duarte

O teatro também como possibilidade de leitura. Reunidos em livro, “O Estado da Besta” e “Revoada” são dois textos com um humor acido sobre a realidade atual.

O livro enquanto possibilidade de aproximação entre o leitor e o autor, de mão em mão, mais de mil copias já foram distribuídas pelo Brasil.

O olhar sobre o leitor enquanto sujeito histórico, que pode fazer do conteúdo adquirido o que bem entender – Todos os direitos da obra são cedidos aos que tem fome de leitura, da palavra e da necessidade de agir.

Aos que não calam a barrica quando a fome grita, só com a comida oferecida em migalhas ou em fartura mesmo: Vamos ler teatro? Ter apetite das nossas contradições? Devorar o livro, as peças, as horas “perdidas” na leitura e na imaginação sobre como serão as personagens? Serão homens que encontramos nas ruas? No trabalho? Na televisão?

Provocações. O livro pode ser nutritivo caso o contato com seu conteúdo possibilite um olhar questionador sobre as ideias do próprio autor diante da realidade brasileira e o ser humano.

Pode não ser nutritivo, com tantos questionamentos na ordem dos dias. O importante seja o apetite e o desejo de matar a fome e o que tem nos causado a fome.

Talvez, o teatro aos que tem fome seja uma tentativa, um grito de resistência num país que sofre de desnutrição por falta de muitas proteínas. Cultura é uma delas. De tanto de ser tratada como inútil perdeu seu sentido de nutrir.

Aos que tem fome de tudo o que tem direito, essa produção independente chega como negação provocativa. Poderá ela nutrir, sendo hoje o teatro e a arte em geral, um artigo de luxo? Como nutrir-se de nossa Inutrealidade?

SOBRE O AUTOR

Marcelo Dias Costa é jornalista, poeta e dramaturgo contagense, ativista do Fórum Popular de Cultura, é também um dos fundadores do Apoema Sarau Livre. Co–autor do Manifesto Escancarado – Plataforma de pesquisa, experimento e formação teatral, Marcelo recentemente publicou os livros INUTREALIDADE – teatro aos que tem fome e Manifesto Escárnio Poético.

VALOR DO LIVRO: R$ 20,00
Compre na Casa do Movimento Popular