Confira os vídeos da série

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cia. Crônica Teatro está completando cinco anos de (R)existência

Grupo vem circulando por várias cidades de forma independente e prepara estréia de novo espetáculo e realização de oficinas em Contagem/MG.

EM CARTAZ
MOSAICO - Estudo cênico em pequenas peças é um trabalho realizado pela Cia. Crônica de Teatro (Contagem / MG) e consiste em realizar pequenas apresentações teatrais em ônibus municipais e intermunicipais de diferentes cidades. Cada apresentação é composta por um ato de um mosaico de cenas criadas a partir de poesias, textos literários, teatrais clássicos e autorais. Caminhando com um horizonte de pensar formas de democratização do acesso à cultura no contato direto com a população, o objetivo do trabalho é reunir elementos que potencializem os estudos da companhia em torno do fazer teatral popular, observando as interferências desta arte no meio urbano, as possibilidades de utilização do transporte público enquanto espaço cênico, as relações entre o público e o artista em lugares e situações não convencionais. 

Atualmente o grupo circula por várias cidades apresentando o ato 1 deste mosaico de cenas em constante construção e investigação.

ATO I - Mas não devia.
Cansado de se acostumar com as relações naturalizadas da vida, um operário entra no ônibus convidando o público a uma reflexão, numa narrativa lúdica e poética tenta estabelecer um lugar diferente para ver e falar de acontecimentos tidos como banais em nosso cotidiano.



A Cia. Crônica

A Cia. Crônica de Teatro atua na cidade de Contagem/MG desde 2009. O grupo surgiu com intuito de fazer um teatro popular tratando de assuntos relacionados ao cotidiano da cidade e do povo brasileiro.

Tendo como linha de pesquisa o teatro épico dialético, o grupo interessa por assuntos da vida coletiva e pública, com foco nas contradições sociais vendo as relações humanas como resultado de processos históricos para representa-los em cena.

Além de montagens de espetáculos, o grupo se dedica em desenvolver espaços para formação e inclusão de pessoas interessadas em integrar o seu elenco. Nos seus cinco anos de existência a Cia. Crônica formou seu próprio elenco com oficinas e cursos realizados em espaços abertos, como praças e feiras cobertas da cidade. Por meio de relações de troca e da criação independente o grupo tem desenvolvido trabalhos com um elenco que mescla atores e atrizes formados em escolas e faculdades de artes cênicas e ao mesmo tempo, de trabalhadores que após o expediente rompem com o cotidiano pautado pelo ritmo do trabalho fabril para dizer algo no teatro. 

O grupo realiza suas atividades contando com o acolhimento da Casa do Movimento Popular. Localizada na região industrial da cidade possui um teatro, salas, biblioteca e espaços para ocupação artística.  O local foi fundado na década de 80 em meio a ditadura militar para abrigar movimentos sociais e políticos e cumpre uma importante função de apoio aos artistas, grupos, coletivos e movimentos culturais independentes de Contagem. 

Espetáculos

A primeira montagem da Cia. Crônica foi o espetáculo Estômago, que colocava em cena o cotidiano de uma fabrica onde os trabalhadores se revoltavam com a situação de exploração e opressão em que se encontravam fazendo uma greve com reivindicações absurdas. Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o espetáculo cumpre temporada de estreia itinerante em diversas regiões da periferia da cidade. A segunda montagem foi resultante de um trabalho coletivo entre o Grupo Trama de Teatro e Cóccix Companhia Teatral. Com direção de Cida Falabella e orientação do doutor em sociologia Filipe Raslan, o espetáculo Cabeça de Porco tratava de situações que questionavam os entraves da vida e as contradições do chamado progresso das regiões em desenvolvimento. Esse trabalho foi contemplado pelo Fundo Estadual de cultura de Minas Gerias e passa por varias cidades do estado.


Atualmente o grupo realiza experimentos cênicos e leituras dramáticas, apresenta MOSAICO - Estudo cênico em pequenas peças é um trabalho realizado por Jessé Duarte, ator e diretor da Cia. Crônica de Teatro e consiste em realizar apresentação de pequenas peças nos ônibus que circulam dentro de cidades grandes ou pequenas. Cada pequena apresentação representa um ato de mosaico de cenas criadas a partir de textos literários, poesias e textos teatrais atuais, clássicos e autorais. Com esse trabalho o grupo, busca investigar as relações entre o público e o artista em espaços e situações não convencionais contribuindo para a democratização do acesso á cultura e percebendo as possibilidades de utilização do transporte público enquanto espaço cênico e de contato direto com a população muitas vezes alheia ao universo da arte.

CORAGEM estreia no segundo semestre de 2014, nova montagem de rua inspirada em textos de Bertolt Brecht, em questões relacionadas às manifestações de junho/2013 no Brasil e a realidade social da cidade de Contagem. O Enredo da peça narra à história de Mãe Coragem que, puxando uma carroça no meio de uma guerra, atravessa um país com seus filhos. Em meio às manifestações e rebeliões populares, ela vive da comercialização de produtos que alimentam uma indústria da defesa e lhe tira os próprios filhos em nome da paz. 


A estreia do espetáculo CORAGEM acontece dentro da Mostra de Repertório do grupo, quem contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura de Contagem / MG, realizará uma itinerância em praças e ruas da região industrial da cidade, apresentação apresentações do MOSAICO nos ônibus e a realização de uma oficina de teatro épico aberta ao público em geral. 

Nenhum comentário: