Confira os vídeos da série

A Companhia

A Crônica de Teatro é uma companhia atuante na cidade de Contagem (MG) desde 2009, onde desenvolve pesquisas em teatro épico-dialético com a perspectiva de criar espetáculos e oferecer formação, para iniciantes e profissionais, por meio de oficinas, cursos, seminários e encontros abertos, estabelecendo e consolidando ações em regiões da periferia.

HISTÓRICO



A Cia. Crônica de Teatro é parte resultante de um coletivo de artistas da região do Barreiro (BH) e da cidade de Contagem. A partir de 2006 várias atividades foram desenvolvidas com o objetivo promover ações culturais/teatrais e de criar espaços de referencia na periferia urbana. Ao longo da caminhada as contradições e a falta de estrutura para garantir um trabalho continuado foram trazendo questionamentos para o coletivo que vem a se desfazer. Alguns artistas resolvem dar continuidade formando um novo grupo que viria a ser a Cia. Crônica de Teatro.

Um dos principais motivadores para criação da Cia. Crônica foi sem soma de duvida o dramaturgo e diretor Reinaldo Maia. Provocador e com um olhar critico sobre o teatro, Maia recebeu o grupo na cidade São Paulo para duas conversas, uma delas no Teatro de Arena. Muitas discussões, estudos e conversas aconteceram até que o grupo chega à conclusão da necessidade de se entender os assuntos sociais a partir de um ponto de vista crítico, político e histórico. Era necessário ainda buscar caminhos populares e acessíveis para abordar assuntos que são tidos como complexos para a grande parte da população.

desde então, o grupo desenvolve várias ações de formação, intervenções e montagens na cidade de Contagem. Além de manter o dialogo e a troca de experiencia continuada com vários artistas da cidade e região, e de outros estados.