Confira os vídeos da série

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Núcleo de Estudos em Teatro Dialético - Inscrições Abertas


Dramaturgia Crônica da Memória Morta

Módulo I

A Cia. Crônica de Teatro desenvolve suas atividades na cidade de Contagem desde 2009, onde, além de montagens, busca estruturar espaços de formação e de compartilhamento de experiências abertas aos interessados na caminhada da companhia. As experiências de trabalho na crônica partem dos pressuposto do teatro épico com uma perspectiva dialética, tendo o conjunto de obras de Bertolt Brecht como importante referência de sua pesquisa.

O núcleos de estudo em teatro dialético são desenvolvidos desde 2011 e ganharam força desde então, se configurando como suporte de elenco para a própria companhia ou para impulsionar criação de outros coletivos autônomos. Para possibilitar uma maior participação de interessados, o núcleo deste ano será dividido em cinco módulos, onde o participante terá contato com as diferentes etapas de um processo de criação teatral critica. Ao final dos módulos será realizada um experimento cênicos com ocupação de espaços da Casa do Movimento Popular.

Querendo entender melhor a memória não refletida da cidade de Contagem/MG, prestar conta com nossa história para entender o presente e pensar o futuro, o processo de estudo teatral deste núcleo estará em contato direto com a realidade, investigando sobre os processos de lutas, das greves, do universo do trabalho e das mobilizações sociais que marcaram a história do Brasil, tendo como marco histórico os anos pós 1968 que pararam Contagem com ocupações de fabricas e surgimento de importantes movimentos que hoje não são refletidos ou lembrados na cidade, para não dizer, desconhecidos. Queremos preservar a memória de um povo colocando-a em movimento, fortalecendo suas bases e alicerces que dão sentido à vida. À luta!

O primeiro módulo será sobre construção dramatúrgica, o participante levantará matérias e parcializará diretamente no processo de construção do texto. Nos módulos seguintes investigaremos juntos uma nova relação com o processo de criação onde todos possam ter conhecimento e controle sobre os meios de produção de uma obra teatral.

Dramaturgia Crônica da Memória Morta - se propõe enquanto encontro. Uma vivência ansiosa por resgatar, produzir e difundir memórias de nosso povo por meio da escrita e prática teatral. Os materiais levantados servirão de base para continuidade de estudos do núcleo, criações de cenas, experimentos práticos e apresentações utilizando a Casa do Movimento Popular como espaço a ser ressignificado cenicamente.

O módulo I será orientado pelo poeta, jornalista e dramaturgo Marcelo Dias Costa.
22 e 29 de Novembro, das 14:00 hs às 18Hs
Local: Casa do Movimento Popular - Endereço: Av. General David Sarnof, 117 - Cindade Industrial, Contagem / MG. Esquina com João Cesar de Oliveria (Inicio da avenida), próximo ao metrô.

INSCRIÇÕES
Estudantes de teatro, atores e não atores, atrizes e não atrizes, artistas e interessados em geral.
Idade minima de 15 anos.
Valor: Contribuição voluntária do participante (quanto puder).

FICHA DE INSCRIÇÃO.CLIQUE AQUI

2 comentários:

Unknown disse...

Olá ! Achei muito interessante a proposta, e penso em participar das oficinas!
Mas não querendo ser chata (já sendo)... reparei dois erros no último parágrafo. na segunda linha, em que "os matérias servirão...", seria "os materiais..."; e na última linha, onde "...como base para ser resinificado" seria "...como base para ser ressignificado". Abraços!

Cia. Crônica de Teatro disse...

Obrigado Mariana.
Corrigido!