Confira os vídeos da série

segunda-feira, 22 de junho de 2009

MOSAICO

Um Movimento Pela Cultura

Em janeiro de 2009 na “Mostra que Mostra” a Cia. Crônica Realizou um seminário de Políticas Publicas onde foram levantados varias ponto em relação a cultura de Contagem: mobiliar os artistas da cidade, levantar demandas e, dentre outros, discutir mais a fundo a realidade cultural da cidade. O MOSAICO surgiu das reuniões feitas a partir das demandas levantadas no seminário e, de um chamado feito pela Cia. Crônica através de uma Carta Aberta aos Artistas de Contagem onde a companhia se posiciona em relação à realidade cultural da cidade e faz um chamado publico para a construção de um movimento unificado dos Artistas de Contagem.

Logo no primeiro encontro realizado no dia 06 na Praça da Glória – Bairro Eldorado, essa demanda pode ganhar novos aliados e começar a se concretizar como movimento e não mais como uma ação levada a frente apenas pela Cia. Crônica de Teatro. Esse encontro contou com a presença 15 participantes, representantes de grupos, movimentos artísticos e sociais, da sociedade civil em geral e inclusive um representante do poder legislativo, sendo: Avesso Cia. Teatral, Bangalô Cultural, Cóccix Companhia Teatral, o fotografo e Também militante do movimento Negro de Contagem, Inácio, militantes do grupo de mobilização social Impacto e o vereador Obelino que colocou sua vontade de estar junto ao artista e compreender melhor as demandas culturais da cidade.

Na reunião todas as inquietações levantadas foram novamente confirmadas, todos os presentes declararam total apoio às declarações contidas na carta e a necessidade de criar um movimento unificado dos artistas de Contagem, porem foi apontado que esse movimento não deveria ser restrito só a artistas, mas também a todos que queiram participar de suas discussões e mobilizações.

A Segunda reunião aconteceu no dia 20 na Casa do Movimento Popular tendo também 15 participantes, entre artistas e sociedade em geral. Todos os grupos que compareceram na reunião passada fizeram-se representados. Alem dos que já tinham participado da primeira reunião compareceram representantes da FETEMIG – Federação de Teatro do Estado de Minas Gerais, a Cantora Luna Elizabeth e a Representante do Ponto de Cultura Grupo Roda Viva.

Nessa reunião foram levantados pontos relativos à urgência de nos afirmamos enquanto um movimento e definirmos os rumos e ações a serem realizadas e, dessa forma o ampliar cada vez mais. Assim nasceu o MOSAICO – Movimento Organizado Pela Sociedade e Artistas Independentes de Contagem.

dessa forma o MOSAICO será um movimento de organização horizontal e sem hierarquia, onde todos seus participantes terão direito a voz e ao voto quando necessário. Suas reuniões serão publicas e abertas a todos que queriam participar. A intenção do movimento sera de organizar e mobilizar os artistas e a sociedade de Contagem em busca de uma cultura mais digna e justa para todos. Alem das reuniões periódicas o movimento se organizara em um grupo de discussão da internet, porem todas as decisões do movimento serão tomadas somente em reuniões presencias.

Fotos de: Karla Figueiroa



2 comentários:

Márcio BH disse...

Parabéns pela iniciativa de vocês. É notória a "inércia" em que se encontra as iniciativas culturais dos órgãos competentes em contagem.

Gosatia muito de participar das reuniões. O próximo encontro acontecerá onde?

Abraços,

Márcio Miranda

Cia. Crônica de Teatro disse...

Valeu pelo parabéns.

A Próxima Reunião será no dia 05 de julho (domingo) as 10h, o local ainda não esta confirmado, mas será divulgado aqui no blog e por e-mail. Deixe seu e-mail por favor.