
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Cia. Crônica de Teatro na UFMG

quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Contagem Cultura em Debate
Participaram representantes do Ministério da Cultura, do Legislativo Municipal de Contagem e BH, representantes da Secretaria de Educação e Cultura de Contagem (SEDUC), gestores, produtores, artistas, militantes da cultura e a comunidade em geral.
FPC – FÓRUM POPULAR DE CULTURA
terça-feira, 22 de junho de 2010
Novidades do blog
Abaixo da imagem de exibição foram adicionadas paginas, são elas:
A Companhia: Sobre a Cia. Crônica, sua concepção e história.
Experimentos Cênicos: Contém informações e descrições de experimentações da companhia.
Manifestos: Contém manifestos redigidos pela Cia. Crônica, de movimentos do qual a companhia participa ou apóia.
Formação: Contêm informações sobre cursos, encontros e oficinas desenvolvidas pela companhia.
Critica: Contém criticas feitas à companhia, suas ações ou de seus espetáculos.
Textos para Discussão: Nessa pagina pode-se baixar textos dos quais a Cia. Crônica se fundamenta para sua pesquisa estética, política e ideológica.
Casa do Movimento Popular: Informações sobre o espaço.
Além das páginas, o blog contém um portal de vídeos, com acervo da companhia e com vídeos indicados. Aproveitem o conteúdo, acompanhe as atividades e novidades da Cia. Crônica no blog.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Fotos apresentações da ZAP 18
sexta-feira, 4 de junho de 2010

Espetáculo teatral “1961-2010”.

Quatro décadas e sob um olhar crítico/irônico da história político-social brasileira.
Onde: Casa Movimento Popular de Contagem – Av. Gal David Sarnoff, 117. Cidade Industrial. Contagem/MG. (Ao Lado do Lab. Hermes Pardini Eldorado)
Quando: Dias 4 e 5 de Junho 2010 (sexta e sábado) às 20h30
É Grátis!
Do espetáculo:
Desde...
Desde a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, e a subseqüente e dificultada posse de “Jango” (João Goulart) quando mais tarde seria deposto pelos militares; desde o populismo suprimido; desde a turba violenta que tomou conta do país, quando a Ditadura, em tempos de “glória”; Desde a glória do futebol 70, que enriqueceria o poder contra a democracia; desde as histórias comuns que permearam esses tempos;
Passando...
Passando pela invasão tecnológica, mais bem-vinda aos olhos brasileiros e ao consumo, do que à utilidade prática de uma ”evolução”; Passando pela abertura política e o fim da era de chumbo da Ditadura; passando pelas “Diretas”; Passando pelo processo inflacionário oitentista, rumo às disputas presidenciais, que apresentam ao Brasil o primeiro e o segundo Lula.
Chegando...
Chegando ao terceiro e empossado Lula; chegando aos golpes do capitalismo sob um governo frágil e assistencialista; chegando ao avanço das empresas, e as desavenças com o social; chegando a 2010.
Retornando...
Retornando, em 2010, às mesmas invasões tecnológicas... consumo, coisa e tal; retornando às mesmas ditaduras, agora travestidas de um poder ainda maior do capital, que imprime sua marca com as leis do mercado; retornando à violência contra os movimentos sociais, bases, sem terras; retornando ao descaso público com as periferias brasileiras; e, finalmente, retornando ao nosso tão “glorioso” futebol, com tudo o que ele mostra, e tudo que apaga. Agora, com o gostinho de esperar a bola rolar bem de pertinho. Voilà 2014.
1961-2010 um espetáculo sobre as idas e vindas desse trecho de nossa história política.
Vista de dentro do grito, a história revela outro tom!
segunda-feira, 22 de março de 2010
27 DE MARÇO DIA MUNDIAL DO TEATRO E DIA NACIONAL DO CIRCO

Na quinta-feira 18 de março numa coletiva com a imprensa a Fundação Municipal de Cultura anunciou o CANCELAMENTO do festival, alegando os motivos mais absurdo, dentre eles: A copa do mundo, eleições 2010 e uma crise criativa mundial que determinou a falta de espetáculos de qualidade para a realização do festival. Na


Entendendo a importância da mobilização dos artistas e sociedade e que também devemos avançar para termos melhores conquistas. Propomos uma manifestação no dia 27 de março, a fim de denunciar todo o descaso com a cultura, exigir a realização do FIT-BH, melhores condições de trabalho para os artistas e de acesso para a população. Contra toda forma de mercantilização da cultura.

CONVIDAMOS À TODOS PARA UMA REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO
DIA: 23 de março
HORA: 19h00mim
LOCAL: Espaço Teatro Garagem – sede do Grupo Trama de Teatro – Rua Salinas 642, Floresta, Belo Horizonte.
● CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DA ESTAÇÃO A PARTIR DAS 13H00MIM
● PASSEATA ATÉ A PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE – SAIDA AS 15H00MIM.
No próximo dia 27 de março deveríamos comemorar o dia internacional do teatro, mas neste ano a data não é merecedora de celebração festiva. Afirmamos isso com total certeza frente ao momento crítico no âmbito da gestão pública da cultura que vive a capital mineira.
Após acompanharmos a extinção espúria e na “calada da noite” da Secretaria Municipal de Cultura em 2004, vimos surgir uma Fundação Cultural inóspita, inoperante e, mais recentemente, com uma administração autoritária. O esvaziamento conceitual e a irresponsabilidade política dessa gestão chegaram a tal ponto que programas estruturantes e bem sucedidos como o Arena da Cultura e o BH Cidadania foram repentinamente suspensos. Quando imaginávamos que a situação não poderia ser pior, fomos afrontados com uma súbita mudança no orçamento da Lei Municipal de 2009 e o conseqüente atraso na divulgação de seu resultado. Não obstante tudo isso, o resultado divulgado é incoerente com a regulamentação da lei: o Fundo Municipal não recebeu os sessenta por cento de recursos garantidos pelo edital. Continuando a seqüência de leviandades, recebemos o comunicado do cancelamento da 10ª edição do Festival Internacional de Teatro a cinco meses de sua realização, acompanhado de justificativas inconsistentes e que desconsideram a importância do evento já garantido por lei. O mesmo despotismo que levou o prefeito Márcio Lacerda a proibir manifestações artísticas na Praça da Estação se reflete na atual administração da Fundação de Cultura.
O desrespeito com os artistas e trabalhadores da Cultura da cidade, sem a menor preocupação com a repercussão que tais fatos podem ter no trabalho e na sustentabilidade desse segmento, é recorrente nesta gestão. Não há mais como ficarmos calados e imóveis! Convocamos todos aqueles envolvidos com a Cultura da capital mineira, sejam profissionais da área e sociedade em geral, que distribuam esse manifesto pelo país.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
REALIZADO O CURSO DE ALIENAÇÃO
A Cia. Crônica de Teatro realizou no dia 13 de janeiro, no Espaço Teatro Garagem do Grupo Trama de Teatro, o primeiro encontro de formação de 2010. Um curso sobre a Alienação durante todo o dia, do qual participaram 17 artistas entre, diretores, atrizes, atores, produtores, dramaturgos, professora e etc. Entre os participantes estiveram representantes de grupos como: Cóccix Companhia teatral, Cefesso Cia. de Teatro, Grupo Trama de Teatro, ZAP 18, Maldita Companhia de Investigação Teatral, Faculdade de Belas Artes da UFMG, Faculdades de Ciências Políticas ONB (Brasília), dentre outros.
O intuito maior dos encontros é de trabalhar a formação técnica e política dos membros da Cia. Crônica, compartilhando desse espaço com interessados em participar, como artistas e interessados em geral. O próximo encontro será sobre o tema: Teatro e Luta de Classes, a data ainda não foi definida, mas logo será divulgada. Para ver um pouco do curso de alienação assista ao vídeo abaixo.
Video