A Cia. Crônica de Teatro realizará a leitura dramática do texto “O Quintal” de João das Neves no dia 23/05 (sexta às 16:00 horas) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dirigida pelo próprio autor, a leitura compõem a programação do Circuito Popular de Cultura Livre (CPC-Livre), organizado em todo país pela Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (ANEL). Após a apresentação haverá uma palestra seguida de debate com João das Neves.
O texto teatral “O Quintal”, foi escrito em 1978 e tem uma narrativa com dimensões históricas, politicas e sociais sobre o período da censura e perseguição durante o regime militar no Brasil.
João das Neves
Entre os mais importantes nomes do teatro, João das Neves completa oitenta anos de vida marcando a história do teatro Brasileiro. Iniciou sua trajetória, como diretor e dramaturgo, consideravelmente nos anos 60; Foi um dos fundadores do Teatro Opinião (Rio de Janeiro-RJ) e do Centro Popular de Cultura (CPC da UNE) que buscava desenvolver uma arte voltada para o povo, com uma linguagem popular, e teve o projeto interrompido pela ditadura militar. O engajamento politico de João das Neves possibilitou o desenvolvimento de um teatro voltado para os problemas da realidade social brasileira. Formulando uma obra de estrutura épica com suas especificidades próprias, procurou sempre esclarecer ao público de certos aspectos da engrenagem social, integrando o espectador no espaço cênico e apresentando as personagens a partir de uma ótica social – e não individualizada, como é o caso do drama burguês.
Foto de Titane |
Cia. Crônica de Teatro
Foto de Débora Arau |
EQUIPE DA CIA. CRÔNICA: Camila Ribeiro, Daniela Graciere, Everton Henrique, Fabiane Elise, Flávia Aniceto, Jessé Duarte, Júnia Flor, Isis Gabriela, Marcelo Dias Costa, Raissa Vieira, Ricardo Silva (Fai), Thiago Amador, Tobias Santos Teixeira, Val Alváres.
SERVIÇO
Local: PRAÇA DE SERVIÇOS da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na programação do Circuito popular de Cultura Livre.
Dia: 23/05 (sexta)
Horário: 16h00min
Atividade gratuita e aberta para todos. Não precisa ser estudante para ter acesso a UFMG.